PIB- Sua importância
O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma de toda a produção de bens e serviços produzidos por uma nação no período de um ano e tem papel de fundamental importância para o crescimento econômico de um país, pois se há um crescimento no PIB, terá a indicação que houve crescimento da produtividade de um país, o que atrairá maiores investimentos e, consequentemente, um alto crescimento da economia. É um indicador de grande importância, pois irá afetar diretamente nas expectativas de consumo de bens e serviços, além do que, com a diminuição do PIB, a inflação irá subir pela desaceleração que os bens e serviços estão sendo produzidos, e não estão acompanhando a demanda.
A participação do Rio Grande do Norte (RN) na riqueza nacional é distribuída em três setores: Agropecuária (5,1%), Indústria (24%) e Serviços (70,9%). O setor da agropecuária se destaca na produção de banana, cana-de açúcar, mamão, etc. Já o setor industrial se destaca principalmente na extração de petróleo, onde o Estado é o principal produtor de petróleo em terra, e o segundo produtor em mar, e na produção de sal marinho, onde produz aproximadamente 95% de todo o sal produzido no Brasil, além de ser o estado que mais exporta crustáceo, como o camarão. No setor de serviços, o estado se destaca no turismo, com belas praias, como a praia de Ponta Negra e Pipa, aonde o RN chega a receber dois milhões de turistas por ano. Mesmo com os setores de serviços e indústria em constante crescimento, o Rio Grande do Norte não consegue obter grande destaque com relação ao PIB no âmbito nacional, pois gera apenas 0,9% de todo o PIB do Brasil.
O progresso técnico tem total importância para a elevação do PIB nacional, pois Schumpeter estudou e constatou que a inovação é um elemento primordial, e é o motor para o desenvolvimento econômico, onde as novidades, ou seja, as inovações que serão introduzidas alteram as relações entre produtores e consumidores, o que implica diretamente na