PIB, PNB, IDH, e diferença social
O presente trabalho tem como objetivo explicitar sobre os conceitos de crescimento econômico e suas relações com a sociedade e de como se influenciam mutuamente. Explana também os fatores determinantes e do crescimento e desenvolvimento econômico, através dos índices de IDH, PIB, PNB e outros usados como parâmetros.
No transcorrer do trabalho, busca-se demonstrar através de relatos das pesquisas realizadas um pouco do aprendizado sobre o referido assunto, a saber, crescimento e desenvolvimento econômico.
O trabalho apresenta dados estatísticos atuais sobre o cenário nacional e mundial de forma a facilitar o entendimento do tema. Tal conhecimento é importante para que possamos entender melhor os impactos da economia no desenvolvimento em geral, pois isso reflete em outras áreas, principalmente na social.
No decorrer do trabalho serão abordados de forma mais específica cada um dos agentes que influenciam esse aspecto da economia.
2. CRESCIMENTO ECONÔMICO
O crescimento econômico pode ser conceituado como ampliação das riquezas. A sua avaliação faz-se através da análise de certos índices: Produto Interno Bruto (PIB) ou avaliação do Produto Nacional Bruto (PNB).
A mensuração do crescimento econômico tem o PIB como principal índice como parâmetro, não leva em consideração, índices que avaliam as taxas de desenvolvimento humano, como o Índice de Desenvolvimento humano (IDH), Coeficiente de Gini aplicada ao estudo da pobreza e distribuição de renda, Paridade do Poder de Compra (PPC), taxa de mortalidade infantil, expectativa de vida ao nascer (EV), taxas de escolarização (TE) e Taxa de Alfabetização (TA).
Somente é avaliada a econômica de determinada região com sua capacidade de produção e venda de bens e de prestações de serviços; importações e exportações.
2.1 Teorias do Crescimento Econômico
As principais teorias do crescimento econômico são: a corrente clássica (Adam Smith, David Ricardo, Thomas Malthus), a corrente Keynesiana