PIB Helena
Helena Lopes
PRODUTO INTERNO BRUTO
O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos indicadores mais importantes da economia de um país. Segundo o Dicionário de Economia do Século XXI, de Paulo Sandroni (2007), “refere-se ao valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território econômico de um país (...)” (SANDRONI, 2007).
Dentro dessa breve definição, é importante destacar o conceito de valor agregado, pois é ele que permite a acumulação e análise dos dados do PIB. Segundo Sandroni (2007), valor agregado é o valor que se agrega a cada processo de trabalho, sendo importante a definição das atividades que agregam ou não valor aos produtos de uma determinada empresa. Assim, quando o resultado do trabalho altera o valor do produto, diz-se que agregou-se valor. Por exemplo: se um trabalhador possui um punhado de barro, mas o transforma em um jarro, aplicando técnicas de modelagem e cerâmica, diz-se que agregou-se valor àquela matéria. Portanto, de um preço x que o monte de barro possuía, passa-se agora a possuir x+y, sendo y o valor agregado ao produto, fruto do trabalho humano (sendo o preço do jarro x+y). Supondo o desenvolvimento do trabalho, agora com um novo trabalhador (pintor), que altere novamente a peça, haverá um novo preço para o vaso, partindo de x+y para x+y+z, sendo que y e z são os montantes adicionados. Numericamente e simplificadamente, o valor agregado àquele monte de barro inicial é de y+z, já que o monte possui valor dado de x. Assim, o valor agregado significa o quanto de trabalho e esforço se dispensou sobre a produção de bens e serviços.
Para o PIB, o conceito de valor agregado é importante, pois ele não considera apenas o valor do produto final, e sim o valor agregado ao produto, tornando a conta substancialmente diferente, pois caso somasse-se apenas o valor de face dos bens e serviços, seriam ignorados toda a cadeia de trabalho e produção (todo o valor