Piaget
O objetivo do artigo, o qual foi proposto, é tecer algumas considerações sobre o método epistemológico genético formulado por Piaget.
Piaget denomina o organismo como sujeito do conhecimento, ou simplesmente sujeito.
O método de Piaget tem como base fundamental dois processos, A assimilação e a acomodação, numa busca constante por equilíbrio, denominado equilibração.
A equilibração, é um processo contínuo em busca do equilíbrio do organismo, onde a assimilação e a acomodação são fundamentais.
Assimilação é o processo pelo qual o organismo, mediante a um objeto ou situação nova, usa de esquemas mentais já conhecidos (conhecimentos anteriores) para comparar com o novo, tendo sucesso, acomoda-se esse conhecimento, modificando ou criando um novo esquema mental, (novo conhecimento).
A medida que aumenta a maturação da criança, elas organizam padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais complexos num processo denominado organização.
A Adaptação é a capacidade de ajustar as suas estruturas mentais ou comportamento às exigências do meio.
Nesse processo contínuo de busca pelo equilíbrio chamado equilibração o organismo faz uma auto-regulação a qual é a característica das estruturas de "se ordenarem e organizarem a si mesmas, possibilitando, assim, sua autoconservação, enquanto um outro processo chamado auto-organização acontece mediante ao acréscimo de novas situações ou esquemas mentais no organismo. Nas relações estáveis do sujeito com o meio, vigora a auto-rregulação, e nas relações instáveis vigora a auto-organização.
Piaget dividiu o desenvolvimento humano em 4 estágios:
Estágio Sensório-Motor:
Ocorre do nascimento do indivíduo aos 2 anos de idade. Nessa etapa do desenvolvimento, o bebê gradualmente se torna capaz de organizar atividades em relação ao ambiente por meio de atividades sensório motoras.
A criança passa do nível neonatal, marcado pelo funcionamento dos reflexos inatos, para