Piaget
É possível afirmar que tanto Piaget como Vigotski concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, algumas diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento.
Os Fatores Internos e Externos no desenvolvimento da criança Piaget privilegia a maturação biológica e Vygotsky, o ambiente histórico-social, no entanto não fala e nem despreza a maturação. E na Construção Real, Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra; Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social, os adultos são modelos para as crianças.
E quanto ao Papel da Aprendizagem Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.
No papel da Linguagem no Desenvolvimento e á Relação entre a Linguagem e Pensamento, Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. Já para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação.
Neste sentido, a linguagem, diferentemente daquilo que Piaget postula, sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.
Resumo:
(...) posturas são tendências ou disposições adquiridas e relativamente duradouras, que levam as pessoas a