Piaget
As estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio.
São estruturas que se modificam com o desenvolvimento mental e que se tornam cada vez mais refinadas, à medida que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos.
Os esquemas cognitivos do adulto são derivados dos esquemas sensório-motores da criança e, estes processos são responsáveis por esses mudanças nas estruturas cognitivas que são: assimilação e acomodação.
Assimilação: È um processo de classificação de novos eventos em esquemas já existentes, ou seja, a incorporação de elementos do meio externo ( objeto, acontecimentos e outros ) um esquema ou estrutura de uma determinada pessoa.
O processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas de conhecimento. Na assimilação é sempre usado as estruturas que o individuo já possui .
Acomodação: È a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.
A acomodação pode ser de duas formas, são elas :
• Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou
• Modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído nele.
Após ter havido a acomodação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema e daí ocorre a assimilação.
Por isso, a acomodação não é determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimilá-lo.
O balanço entre assimilação e acomodação é chamado de adaptação.
Equilibração: É o processo da passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio. Uma fonte de desequilíbrio ocorre quando se espera que uma situação ocorra de determinada maneira, e esta não acontece.