Piaget
ALUNA: Juscineyla Moreira Bonfim DATA: 24/02/2014
PROFESSORA: Jannayna Queiroz Carvalho.
Desenvolvimento infantil: A teoria de Piaget.
Quando se fala em desenvolvimento partimos certamente da idéia de potencialidades, daquilo que a criança já traz e do que fazer para que vá transformando, em habilidades e competências, um estado anterior em outro que representa uma maneira mais aperfeiçoada de funcionamento, ou seja, através das mudanças naturais que ocorrem na vida resultam maneiras novas ou aperfeiçoadas de reagir que demonstram um comportamento melhor organizado, mais estável, complexo, competente ou eficiente.
Piaget em sua teoria explica o desenvolvimento mental do ser humano no campo do pensamento, da linguagem e da afetividade. A lógica e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes da lógica dos adultos. Piaget em sua teoria identifica quatro estágios de evolução mental de uma criança, em que cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio.
Fase 1: Sensório-Motor (nascimento ao 18º mês de vida): a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. Adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas.
Fase 2: Pré-Operatório (18º mês aos 8 anos): a criança busca adquirir a habilidade verbal. Consegue nomear objetos e raciocinar intuitivamente, mas ainda não consegue coordenar operações fundamentais.
Fase 3: Operatório Concreto (8 aos 12 anos): a criança começa a lidar com conceitos abstratos como os números e relacionamentos. Esse estágio é caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos.
Fase 4: Operatório Formal (12 e 15 anos): a criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade de