Piaget
Etapa 02: Jean Piaget A sua tese fundamental afirma que a inteligência desenvolve-se através da interação da criança com o meio, nesta interação a criança assimila novas experiências que são integradas nos esquemas mentais. Piaget considerava 04 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados “por aquilo que o individuo consegue fazer melhor “ no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento, segue abaixo três teorias mais relevantes:
1° período: Sensório-motor ( 0 a 2 anos ) . A criança nasce em um universo para ela caótico,habilitado por objetos evanescentes. Com o tempo e espaço subjetivamente sentidos e causalidade reduzida ao poder das ações. Limitam se ao exercício dos aparelhos, reflexos inatos. O universo que o circunda é conquistado mediante a percepção e os movimentos ( ex: a sucção e o movimento dos olhos ) . Fase propicia para estímulos visuais e sonoros para qual são importantes brinquedos coloridos e que se movimentam, sonoros são os que chamam mais atenção e divertem as crianças. O importante é valorizar os campos visual e auditivo, aspectos importantes para o aprendizado e não esquecer que nesta fase, a criança recebe informações através dos sentidos , leva tudo a boca aumentando o cuidado.
2° período: Pré- operatório ( 2 a 7 anos ) . A linguagem é considerada como uma condição necessária mas não suficiente ao desenvolvimento, pois existe um trabalho de reorganização da ação cognitiva que não é dado pela linguagem. O desenvolvimento da linguagem depende do desenvolvimento da inteligência. Egocentrismo característico desta fase de desenvolvimento. Fase em que as crianças começam a relacionar tudo que acontece ao seu redor com sentimentos e ações. A linguagem verbal se desenvolve, a criança quer saber o nome de tudo, começa o interesse pela leitura e por conhecer figuras. Se divide em fase simbólica, a fase do faz de conta, as crianças