Piaget
Processo ensino/aprendizagem
Segundo a autora Liane Zanella a aprendizagem é um processo que uma vez iniciado no nascimento, só finda com a morte. Isto significa que em qualquer etapa, em qualquer situação ou em qualquer momento o indivíduo está aprendendo,sendo que, à medida que aprende varia seu comportamento, seu desempenho, sua ótica, seus enfoques.
Como o homem interage em vários ambientes a aprendizagem ocorrem também em variadas situações. Assim existem aprendizagens que vão acontecer no contexto informal – certamente nesta situação ocorre a maioria delas – e que constituem um rico e fundamental repertório de experiências. Situam-se aqui as aprendizagens no mundo, onde a evolução humana acontece em face das experiências e situações que vão surgindo, sem que haja uma programação prévia, sem que a situação seja planejada e objetivada.
Toda e qualquer aprendizagem, quer seja hábito, informação, conhecimento ou aprendizagens de sentimentos e emoções são importantes para a vida porque vão levar o individuo ao sentido de adequação e participação no meio.
É pela aprendizagem que os humanos avançam e é por ela que se explica o processo de evolução histórico e social.
Pode se afirmar que a aprendizagem é um processo contínuo, existente ao longo da vida e enquanto houver vida, sendo que, conforme a faixa etária existe sempre aprendizagens a realizar e desenvolvimentos a conquistar.
Outro fato que caracteriza a aprendizagem é ser ela um processo pessoal, pode-se falar em aprendizagem como um evento ativo e dinâmico, na medida em que cada indivíduo é que deve, através de sua própria ação, agir dinamicamente no sentido de alcançar seu próprio desenvolvimento. Cada indivíduo tem um ritmo próprio de aprender, que é caracteristicamente seu. Assim, diz-se que a aprendizagem é um processo gradual e que ocorre passo a passo, de acordo com o ritmo de cada um. Cada nova aprendizagem se soma ao anteriormente adquirido, dando ao individuo uma nova perspectiva