PI - Senac
A Vanilla Caffè, surge com um grupo de empresários experientes no mercado de franchising e no mercado do café.
A ideia inicial é trazer um conceito inovador, atender e atrair clientes que se importam em viver uma extraordinária experiência, e não apenas em consumir o produto.
Contam com pontos de venda no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, porém com uma ideia expansionista, e em breve atenderá também o Nordeste.
A rede trabalha com dois formatos de franquia: Store in Store e Lojas de rua.
No caso da Store in Store, a média de funcionários varia de quatro a cinco, já as lojas de ruas comportam de onze a doze funcionários.
A comunicação visual das lojas remetem à um lugar descontraído. A logomarca chama a atenção, pois as fachadas são grandes onde se pode ver de longe e pelo fato de usarem um tom avermelhado.
Estão nas principais redes sociais, possuem matérias institucionais (Assessoria de Imprensa), participam não só de eventos relacionados a café, mas também de franquias. Usando a grafia “Caffè” no google, estão posicionados na ultima posição da primeira pagina, já usando “Vanilla”, figuram a segunda colocação e não possuem concorrência de links patrocinados.
O principal produto é o café, que conta com uma variedade de sabores, e tipos de café, desenvolveram uma marca própria e contam ainda com salgados, tortas, sanduíches, sopas, saladas e sobremesas.
Ambiente Externo:
Mesmo com a recente crise econômica no Brasil, a Vanilla Caffè está inserida em um cenário razoável, porem deve-se atentar com os próximos rumos da economia.
O franchising é um dos setores que continua em crescimento, e o varejo se mantém por agora, mesmo com a crise.
De Acordo com Nuno Calado, director de expansao da House Maid “Embora a economia brasileira viva um momento de cautela, acreditamos que o setor continuará apresentando sinais de crescimento”.
http://www.cenariomt.com.br/noticia/428090/setor-de-franquias-fatura-rs-127-bilhoes-em-2014.html
O Brasil é um