Pi - contabilidade
Em seu projeto pedagógico, o Curso de Economia anuncia suas pretensões nos seguintes termos: “O curso de Ciências Econômicas da FMU apresenta comprometimento com o estudo da realidade brasileira, sem prejuízo de uma intensa formação teórica, histórica e instrumental, de forma a possibilitar uma maior compreensão e conseqüentemente um sólido embasamento na solução de problemas concretos envolvendo um mundo cada vez mais globalizado.”
Esse norteamento pedagógico é percebido também nos Projetos Integrados, componente curricular do curso de Economia, que integra a estratégia da FMU em levar adiante sua missão Institucional anunciada como segue: “Promover a formação científica, cultural, tecnológica e humanística dos seus alunos (sob a segura orientação dos seus professores), produzir e difundir novos conhecimentos e prestar serviços em prol da melhoria de vida da comunidade. A qualidade de suas ações acadêmicas está fundamentada em nobres valores e ideais que exaltam a democracia, a liberdade, o comportamento ético, o rigor científico, o espírito de solidariedade, o respeito às diferenças individuais, a prática da cidadania e o profundo comprometimento com os problemas da realidade brasileira.”
Consoante a esses princípios, anuncia-se as diretrizes das atividades de Projeto Integrado do curso de Ciências Econômicas da FMU.
Em seu projeto pedagógico, as disciplinas letivas estão categorizadas em três grandes grupos: Formação Geral, Formação Teórico-Quantitativa e Formação Histórica, segundo as diretrizes curriculares do MEC para os cursos de ciência econômica. Os Projetos Integrados são, como o nome sugere, elementos integradores desses conteúdos, potencializando assim aprendizado dos estudantes. Entretanto, para que esse instrumento seja mais eficaz, recorreu-se a uma subdivisão dos grupos mencionados, criando categorias de formação por tema que percorram as disciplinas em diferentes semestres. Dessa