PI Apresentacao tema 3
Grupo:
Yara Borsato
Adriana Mariano
André Durso
Ricardo Carvalho
Viller Contarato
Guilherme Moura
Sumário
1. Objetivo
2. Simbologia básica do fluxo de processos
3. Tipos de fluxograma
4. Diagramas
5. Tabelas de Inter-Relacionamento
1. Objetivo
Representar esquematicamente o processo de produção através das seqüências de atividades de transformação, exame, manipulação, movimentação e estocagem por que passam os fluxos de itens de produção através de diagramas.
As atividades são representadas no modelo por símbolos gráficos e o fluxo de itens entre as atividades sucessivas por segmentos que unem os símbolos correspondentes. Este modelo esquemático permite um entendimento global e compacto do processo de produção, ao destacar e identificar as etapas constituintes e a sua ordem de execução.
2. Simbologia básica do fluxo de processo – ASME
3. Tipos Básicos de Fluxograma
➢Fluxograma
➢Fluxograma
➢Fluxograma
montagem
➢Fluxograma
complexo
➢Fluxograma
singular de montagem de fabricação e de procedimento cronológico 3.1 Fluxograma Singular
Representa a sequência de atividades de processamento de um item singular (item que não sofre integração ou desintegração durante o período observado). Exemplo:
Serviço de Manutenção
3.2 Fluxograma de montagem
Representa o processo de montagem (ou de desmontagem) de um item composto, através de indicação esquemática da seqüência na qual seus componentes e sub-montagens são integrados ou desintegrados. O fluxograma de montagem se detém ao processo de montagem/desmontagem que pode ser parte de processo de produção mais completo, envolvendo fabricação de componentes singulares até a expedição de um item composto.
3.3 Fluxograma de fabricação e montagem (FFM)
O FFM fornece a visualização esquemática do processamento de itens compostos, que envolve processos de fabricação, manufatura, manipulação e montagem das partes componentes.
O modelo mostra as seqüências das atividades de