Philosofia
e
Acaso
Nome: Yuri da Cunha Nazario
Professor: Teresa Martins
Turma POM 121
Casualidade
Causalidade é a relação entre um evento (a causa) e um segundo evento (o efeito), sendo que o segundo evento é uma consequência do primeiro.
Num sentido mais amplo, a causalidade ou determinação de um fenômeno é a maneira específica na qual os eventos se relacionam e surgem. Apreender a causalidade de um fenômeno é apreender sua inteligibilidade.
Embora causa e efeito sejam em geral referidos a eventos, também podem ser referidos a objetos, processos, situações, propriedades,variáveis, fatos ou estados de coisas. A caracterização de uma relação causal, distinguindo-a da simples correlação, ainda é assunto controverso.
Alguns modelos de causalidade
Gatilho: ocorre quando uma causa provoca um efeito desproporcional Por exemplo, um simples peteleco numa imensa rocha em equilíbrio instável sobre uma montanha destrói uma casa na base da montanha. Outro exemplo: uma faísca faz uma casa inteira pegar fogo.
Efeito dominó: ocorre quando uma causa provoca um efeito de proporção diferente em sua proximidade, que então acarretará outra mudança na proximidade da mesma proporção, e assim por diante, em seqüência linear.
Efeito borboleta: ocorre quando uma mudança insignificante provoca mudanças a tal ponto desproporcionais que podem alterar todo o sistema em que a mudança inicial ocorreu.
Retroalimentação, Efeito bola de neve, círculo vicioso ou círculo virtuoso: ocorre quando uma pequena mudança provoca pequenas mudanças que se acumulam numa desproporção cada vez maior sobre aquilo que provocou a mudança inicial, realimentando o processo. Pode ser uma "espiral de declínio" (circulo vicioso) ou uma "espiral de ascensão" (circulo virtuoso).
Causalidade linear ou simples: Ocorre quando uma causa provoca um efeito proporcional (isto é,