Phillip Stark
Olívia Maria Leite
Phillip Starck
Philippe Starck é um designer nascido em Paris, em 18 de janeiro de 1949.
Estudou na École Nissim de Camondo. Em 1965 ganhou a competição de mobiliário de La Vilette. Três anos depois fez parte do desenvolvimento de móveis infláveis em parceria com L. Venturi. Foi diretor de arte da Pierre Cardin (1969) onde produziu 65 peças de design exclusivo. Trabalhou para várias empresas como: Disform, Driade, Baleri, XO e Idée.
Em 1979 fundou sua própria empresa, a Starck Productions. Já havia trabalhado como designer de produtos, de mobiliário e de interiores quando foi selecionado a desenvolver a renovação completa de apartamento pessoal do presidente de seu país.
Em 1986 tornou-se conferêncista adjunto da Domus Academy, em Milão.
É conhecido mundialmente pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma, quanto pelos materiais que emprega nas suas criações.
"Subversivo, ético, ecológico, político, humorístico... é assim que eu vejo o meu dever como um designer.” Phillip Starck
Seguem abaixo alguns exemplos de suas obras.
Arquitetura
Le Nuage, Montpellier, 2014
Veículos
W800 - motocicleta Kawasaki, julho 2011
Luminárias
HAAA - Luminárias, 2009
Sobre a obra, Stark diz tratar-se de uma lâmpada vinda de um lugar desconhecido, aculturada e inidentificável, um tipo de microrganismo de outro mundo visto ao microscópio ou ainda outra coisa desconhecida. Trata-se, segundo ele, de uma porta aberta a outros territórios estéticos e industriais.
Candelabros Darkside- candelabros, 2005
Talheres
LOG –“art de la table” - janeiro 2012
Mobílias
Zartan, abril 2012
"Da cabeça aos pés Zartan é totalmente natural. A alta tecnologia explora as vantagens ecológicas de bambu, linho ou cânhamo para entender o que dia a dia vai ser amanhã." Ph. S. "Antes, Robbin Wood e Zartan estava na mesma floresta com a mesma madeira. Zartan agora