phc discriminação racial
Ponto de vista das Relações Raciais e as Desigualdades no Brasil educação antiracista, na escola aprendiamos a miscigenaçao e a mestiçagem, e que não existe preconceito.
Preconceito: Significa atitude desfavoravel para com um grupo.
Discriminação: É uma ação contra uma pessoa em razão da sua cor.
Racismo: Conjunto de teorias, crenças e praticas que estabelecem uma hierarquia entre as raças. Enfrentar o Tabu que o racismo não existe,respeitar e valorizar a indentidade de todos.
Segundo o sociólogo Octavio Panni (1972), a pobreza do negro está ligada a segurança do jovem branco, e a emancipação da mulher de classe media ligada a grande participação da mulher negra no setor de serviço domestico. O primeiro passo, é a formaçao da consciencia, em seguida vem a atitude antiracista.
O preconceito se manifesta:
- Quando há um chingamento por meio de injuria, brincadeira, ofença ou piada;
- Quando evita ter contato com membros indesejados ;
-Quando a igualdade de tratamento é negada por sua condiçao racial;
- Quando uma instituição não oferece serviço profissional em virtude da sua origem étnica.
O grupo chamado Consciência Negra,é um movimento do negro brasileiro que luta por uma política anti-racista por intermédio de música, teatro, cinema, esportes e religião.
Fora a africa, o Brasil é o maior país de população negra no mundo. No mercado de trabalho o racismo se manifesta da remuneração desigual entre brancos e negros. O salário do branco é maior mesmo sendo igualmente produtivo, isso explica a pobreza negra.
O Brasil foi o último país a abolir a escravatura.
Na revolta da Chibata, (1910- RJ): contra a aplicação de castigos físicos como código de conduta disciplinar na