ph do regrigerante

2506 palavras 11 páginas
O pH do refrigente pode dissolver ossos e dentes?

O pH baixo é comum em muitos alimentos. Por exemplo, sucos de frutas podem apresentar variações de pH entre 2.2 e 3.8 (suco de limão, suco de laranja). Quanto mais baixo o pH, maior a sua acidez. O organismo humano produz o suco gástrico, cujo pH é aproximadamente 2, que ajuda a digerir os alimentos no estômago. Quanto a dissolver dentes e ossos, isto só acontece com materiais mortos, sem defesa orgânica. Esta idéia resulta de experimentos que se fazem nas escolas. Coloca-se um osso de galinha ou um dente dentro de um alimento ou bebida ácida (suco, refrigerante). Após alguns dias verifica-se que ocorrem alguns pontos de corrosão no dente ou no osso. Esta brincadeira não reflete a realidade. Um dente extraído da boca é material morto, sem defesa orgânica, sem qualquer irrigação, sem proteção da saliva e sem a higiene bucal. No caso de um dente sadio, este é protegido pela saliva e pela própria irrigação no interior do dente. Além disso, bebidas não ficam em contato com a boca por dias, sendo logo removidas pela saliva.

A Coca-Cola possui dióxido de carbono, que é uma substância tóxica ao organismo humano.

O site da Coca-Cola responde: O dióxido de carbono é um componente do ar que respiramos a todo momento. As plantas o utilizam para seu desenvolvimento, extraindo-o do ar. Ele é utilizado em refrigerantes, em alguns vinhos e na cerveja, para dar a característica espumante ou borbulhante destas bebidas. Portanto não é uma substância potencialmente perigosa.

Por que a Coca-Cola está voltando com as garrafas de vidro?

O boato é de que o plástico libera dioxina carcinogênica que causa especialmente câncer de mama. Portanto as pessoas não devem congelar a sua água em garrafas ou utensílios de plástico, esquentar alimentos em vasilhames de plástico no forno de microondas (aplicável para alimentos que contém gordura), pois a alta temperatura e plástico liberaria a dioxina no alimento e, por fim,

Relacionados

  • Lagoa anaeróbia em indústrias de refrigerante
    2222 palavras | 9 páginas