Pezão
Professor: Vinícius Cruz.
Alunas: Evelin Guimarães, Isabela de Souza, Isabelle Soares, Layla Bousquet e Raissa Vitória.
Disciplina: Sociologia.
• Descrição.
O material disposto se trata de uma forma de campanha, onde o candidato a governador Pezão disponibiliza depoimentos de moradores da região de Nova Iguaçu, de modo a tentar convencer-nos de que merece "estar no poder". Os depoimentos o bendizem, relatando as diversas obras já feitas. Há o relato da diminuição de homicídios, devido a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora, onde se é dito que foi o início da virada contra a criminalidade.
De acordo com o conteúdo lido, o candidato aparenta, ainda mais nos títulos das matérias, ter uma forte motivação, ligação com o povo e diversos planos de governo, como a criação de postos de saúde, estradas asfaltadas, disponibilidade maior de empregos e maior distribuição de água para a população.
Há registros, também, da ampliação da maternidade Mariana Bulhões, que, ao que parece, foi de grande ajuda aos moradores.
Pezão diz que o propósito de seu segundo mandato é a garantia de conquistas e o avanço, onde pretende corrigir erros e visar o futuro.
• Símbolos e significados.
O título do jornal encontrado na foto faz referência à catástrofe ocorrida na região Serrana do Rio Janeiro, em 2011, onde, de acordo com o relato contido no material, Pezão foi o último a sair do local, ficando lá para dar suporte e apoio a quem precisasse, tanto na área de saúde, quanto no início da reconstrução de áreas prejudicadas e nas buscas por pessoas desaparecidas. Pezão disse, durante o mês que permaneceu na região, que "para ajudar ao povo, é preciso ter o coração do povo."
A foto ao lado é símbolo de uma das medidas que serão tomadas por Pezão, caso o mesmo consiga seu segundo mandato: providenciação da paz. Diz respeito à pacificação de Nova Iguaçu, onde pretende instaurar quatro Unidades de Polícia