Pevenção e combate a incêndio
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
Proteção Ativa e Proteção Passiva
1 – Introdução:
Este presente trabalho fala sobre sistema de proteção contra incêndio, a segurança contra incêndio é obtida pela integração dos sistemas de proteção ativa e passiva.
Proteção ativa: Tipo de proteção contra incêndio que é ativada manual ou automaticamente em resposta aos estímulos provocados pelo fogo, basicamente das instalações prediais de proteção contra incêndio.
Proteção passiva: Conjunto de medidas incorporado ao sistema construtivo do edifício, sendo funcional durante o uso normal da edificação e que reage passivamente ao desenvolvimento do incêndio, não estabelecendo condições propícias ao seu crescimento e propagação, garantindo a resistência ao fogo, facilitando a fuga aos usuários e a aproximação e o ingresso no edifício para o desenvolvimento das ações de combate.
2 – Desenvolvimento:
Proteção Passiva Contra Incêndio – PPCI
É um sistema de proteção desenvolvido para que um incêndio não se propague, que seja retardado ao máximo. Assim os trabalhos de combate ao incêndio possam ser realizados sem comprometer toda a estrutura da edificação, para que as pessoas evacuem o local com tempo hábil e que o impacto financeiro sobre bens imóveis, máquinas e equipamentos seja minimizando. Em resumo, a proteção passiva tem o objetivo de compartimentar o foco de incêndio.
A proteção é conferida por um sistema, conhecido por Fire Stop, ou seja, um conjunto de elementos, que é composto, por exemplo, por portas corta-fogo, pintura anti-chamas em cabos e bandejas elétricas (cable coating), selagem de passagens em paredes e tetos de cabos, eletrodutos e tubulações (pvc, ferro fundido e outras ) e outras barreiras corta-fogo.
São meios de proteção passiva: a acessibilidade ao lote (afastamentos) e ao edifício (janelas e outras aberturas), rotas de fuga (corredores, passagens e escadas), o adequado dimensionamento dos