Petróleo
Na época da instalação da empresa em Mossoró, a cidade não oferecia quase nenhuma estrutura física de acomodação. A pouca que havia, estava centrada em um único local e era insuficiente para permitir que uma empresa de grande porte recebesse um contingente expressivo de funcionários. Para resolver provisoriamente tal situação, foram locados imóveis distribuídos em diferentes áreas da Cidade, principalmente no bairro “Alto de São Manoel” e em algumas salas comerciais no Centro.
No ano de 1980, quando a Empresa se instalou na Cidade, o Centro já não dispunha mais de muitos espaços para ocupação ou expansão, o que restava eram, pois, os Bairros mais próximos. A Empresa necessitava de construções ou áreas livres para erguer grandes galpões, oficinas e salas, espaços para manobras de grandes caminhões e máquinas: - disponibilidade de infra-estrutura que proporcionasse a circulação de grandes volumes – perfuratrizes, motores, cavalos de pau e outros equipamentos requisitados por esse processo produtivo, o que justifica a opção da Empresa pelo bairro “Alto de São Manoel”, com mais áreas disponíveis. Esta (re)produção do espaço urbano da Cidade, com a expansão exemplificada no bairro Alto de São Manoel, deu-se também noutras áreas da Cidade.
Anos depois, a Empresa adquiriu uma área de 40 hectares nas proximidades da Comunidade de Bom Jesus, que seria transformada em bairro, denominado de “Alto do Sumaré” onde iniciou a construção da Sede defnitiva da Empresa em Mossoró, concluindo-se as obras, em 1990, quando foram feitas as primeiras mudanças.
A Sede havia sido erguida em uma área então desabitada e longe do Centro, configurando-se como uma grande construção isolada (Figura 18). Para que se tenha uma idéia, essa área não estava dentro do Perímetro