Petróleo
É uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho).
2-Qual a origem do Petróleo?
Há ínumeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações ao longe de milhares de anos. Substância inflamável, possui estado físico, oleoso e com densidade menor de que a água
3-De que forma é extraído o Petróleo?
O sistema de extração do petróleo varia de acordo com a quantidade de gás acumulado na jazida. Se for detido por rochas impermeáveis, acumula-se, formando então as jazidas. Se a quantidade de gás for grande o suficiente, sua pressão pode expulsar por si mesma o óleo, bastando uma tubulação que comunique o poço com o exterior. Se a pressão for fraca ou nula, será preciso ajuda de bombas de extração. Mesmo assim, há uma perda de quase 50% do petróleo que fica retido no fundo da jazida, não sendo possível sua total extração.
4-Quais as principais frações do petróleo, indetifique-as com a torre de fracionamentos. Explique com detalhes.
6 – Gás: mistura de propano com butano, podendo conter butenos, propileno etc, usado principalmente como gás de cozinha.
5 – Gasolina: é a retirada liquida mais leve da destilação atmosférica, é a chamada nafta, que é usada como a mais importante matéria-prima para a petroquímica ou como componente da fração comercializada como gasolina automotiva.
4 - Querosene: combustível para aviões a jato, motores de baixa taxa de compressão (máquinas agrícolas), solvente para diluição de asfalto, desengordurante de peles e couros, líquido de limpeza, fabricação de detergente biodegradável etc.
3 – Óleo combustível (Diesel): é usado em motores do ciclo termodinâmico, também é usado como óleo de absorção de