petróleo
É uma substância formada de hidrocarbonetos (moléculas compostas de hidrogênio e carbono). É um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia. Serve como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se: Combustíveis, como a gasolina, o diesel e o querosene e diversos outros produtos que servem como matéria prima na indústria de pneus, asfalto, velas, plásticos,etc.
2- O que são hidrocarbonetos e como eles se formam?
Um hidrocarboneto é um composto químico constituído essencialmente por átomos de carbono e de hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente assim como todos os compostos orgânicos.Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono e de hidrogênio, aos quais se podem juntar átomos de oxigênio, azoto ou nitrogênio e enxofre dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais. São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes características físicas são uma conseqüência das diferentes composições moleculares. Contudo, todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum: oxidam-se facilmente liberando calor. Os hidrocarbonetos naturais formam-se a grandes pressões no interior da Terra e são trazidos para zonas de menor pressão através de processos geológicos, onde podem formar acumulações comerciais (petróleo, gás natural, carvão, etc). As moléculas de hidrocarbonetos, sobretudo as mais complexas, possuem alta estabilidade termodinâmica. Apenas o metano, que é a molécula mais simples (CH4), pode se formar em condições de pressão e temperatura mais baixas. Os demais hidrocarbonetos não são formados espontaneamente nas camadas superficiais da Terra.
3- Como o petróleo é formado?
A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos.