petróleo
Ao iso-octano que é o 2,2,4-trimetil-pentano, que proporciona melhor desempenho ao motor a explosão, é atribuído um índice de octanos correspondente a 100 e ao n-heptano, que proporciona pior desempenho ao motor, é atribuído um índice de octanos igual a zero. Por exemplo, uma gasolina que tem o índice de octanos igual a 80, significa que ela tem desempenho idêntico a uma mistura de 80% de iso-octanos e 20% de n-heptanos (FELTRE, 2004).
São adicionados antidetonantes para aumentar a octanagem. O chumbo tetraetila Pb (C2H5)4 foi bastante utilizado, mas tem o uso proibido, pois o chumbo é um poluidor altamente nocivo. Atualmente, o antidetonante mais utilizado é o éter metil-terciobutílico (MTBE) (FELTRE, 2004).
2.2.2 Tipos de gasolina
São oferecidos aos consumidores conforme as principais características do projeto do motor, por exemplo taxa de compressão do motor, tempo de ignição, curvas de avanço de ignição e outros fatores que afetam a temperatura e pressão dentro do motor, além do tipo de sistema de injeção de combustível. Os tipos de gasolina são definidos como:
•Gasolina tipo A: é a gasolina pura sem a adição de álcool etílico anidro combustível (AEAC), que é um aditivo antidetonante muito utilizado. A mistura da gasolina A com AEAC é realizada nas distribuidoras antes de chegar aos postos combustíveis. Este tipo não está a venda nos