Petróleo e gás
Professor (a): Almir Quirino
FORTALEZA
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho procurei da melhor forma abranger algumas medidas iniciais e imediatas dedicadas às vitimas de envenenamentos ou intoxicações e picadas de animais peçonhentos, fora do ambiente hospitalar, executadas por aqueles que prestam socorros voluntariamente, e treinadas para garantir a vida. O envenenamento ou intoxicação pode ser causado por várias substâncias prejudiciais ao organismo, que dependendo da quantidade e da forma como foram introduzidas, podem trazer consequências graves.
Classificar os sinais e sintomas varia de acordo com o tipo de substância com o qual a vitima teve contato. Mas, há alguns sintomas que podem identifica-los, como: Alteração da respiração e do pulso, náuseas, vômitos, hálito com odor estranho, sonolência, confusão mental, alucinação e delírios, estado de coma, dor e sensação de queimação nas vias de penetração e sistemas correspondentes.
Para prestar os primeiros socorros em caso de acidentes do qual o organismo absorva substancias através da pele, aspiração e ingestão, é necessário cuidados antes que a vitima receba socorro médico. Penetração de substancias através da pele: retirar a roupa impregnada e substancias solidas, lavar os ferimentos e agasalhar a vitima. Aspiração: proporcionar ventilação, abrir as vias respiratórias. Ingestão: identificar o tipo de veneno ingerido, provocar vomito somente quando a vitima apresenta-se consciente, oferecendo água, jamais provocar vômitos nos casos de inconsciência, ingestão de soda caustica, ácidos ou derivados do petróleo.
Além destes, existe uma série de animais e insetos que devem ser conhecidos por nós, pois podem picar morder ou causar infecções, como: cobras venenosas, aranhas, escorpiões, abelhas e formigas. Como medida de primeiros socorros até que se chegue ao serviço de