União européia
Introdução:
A origem:
A União Europeia foi formada para resistir à expansão do socialismo e também para competir de igual para igual com os Estados Unidos no mercado capitalista, foi originada logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os países viram que, se houvesse uma cooperação econômica, seria mais fácil manter a paz.
O tratado de Benelux:
Foi um dos primeiros passos para a criação da U.E.O Benelux é um associação econômico formado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Foi formado no ano de 1944, porém só entrou em vigor em 1948. O principal objetivo deste bloco era facilitar o comércio entre os países membros, diminuindo a tarifa aduaneira.
Organização Europeia de Cooperação Econômica:
Assim como o Benelux, o foco dessa organização era promover um comercio entre os países, com baixas taxas de tarifas aduaneiras, ter uma área com zona de comercio livre e coordenar a distribuição dos fundos do Plano Marshall. Essa organização era formada pela Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Grã-Bretanha, Itália, Noruega, Portugal,Suíça, Suécia, Turquia e Espanha, os EUA e o Canadá eram associados. Em 1961, essa organização deu origem a OCDE, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, esse grupo, estimula o investimento em países em desenvolvimento, alem de promover o bem-estar econômico e social.
Comunidade Europeia do Carvão e do Aço:
É formada pelos países do Benelux juntamente á França, Itália e Alemanha Ocidental, é conhecida também como Europa dos Seis.
Foi essa comunidade que iniciou efetivamente a união da Europa. Tinha como principal objetivo a integração das indústrias do aço e do carvão, além de também estabelecer um acordo para que a França e a Alemanha Ocidental compartilhassem a produção de carvão mineral e minério de ferro.
Associação Europeia de Livre-Comércio:
Essa associação foi formado apenas para estabelecer um espaço para o livre comercio de mercadorias. Era formado pela