Petróleo e Carvão Mineral
Sua composição - O petróleo é uma mistura complexa de inúmeros compostos orgânicos, com predominância quase absoluta de hidrocarbonetos. Sua composição química varia de acordo com sua procedência.
Petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos que, associada a pequenas quantidades de nitrogênio, enxofre e oxigênio, se encontra sob forma gasosa, líquida ou sólida, em poros e fraturas, em geral de rochas sedimentares. Nos depósitos encontram-se também água salgada e uma mistura de gases responsáveis pela pressão que provoca a ascensão do petróleo através de poços perfurados. O petróleo líquido é também chamado óleo cru para distingui-lo do óleo refinado, produto comercial mais importante. O gás de petróleo (gás natural) é uma mistura de hidrocarbonetos leves, enquanto as formas semi - sólidas são compostas de hidrocarbonetos pesados.
Fonte de matéria – prima - O petróleo é um dos produtos que movem a economia do mundo pois é uma das principais fontes de energia do planeta.A forma de extração varia de acordo com a quantidade de gás encontrado no local. O petróleo sai de forma bruta da jazida e, dessa forma, é necessário que ele seja fracionado em vários componentes. Esse processo é denominado refino ou destilação fracionada. Nos diferentes pontos de ebulição das substâncias que estão no óleo, ocorre a separação, que serão convertidas em outros produtos. Dentre as frações obtidas, se destacam o gás, a gasolina, o querosene e as ceras.Principais produtos provenientes da refinação do petróleo:
→Gás;
→Gasolina;→Nafta;→GLP;→Óleo diesel;→Óleos lubrificantes;→Óleos combustíveis;
→Matérias-primas para asfaltos e parafinas. Alguns deles muito utilizados como combustível para vários meios de transporte. Produtos da Indústria petroquímica –
A indústria petroquímica objetiva a transformação do petróleo na maior diversidade de produtos possíveis, com o menor custo e a maior qualidade. É uma atividade industrial de produção de derivados de