PETROLÉO
KELLY CRISTINA RODRIGUES CARVALHO
O PEDAGOGO E O PANORAMA DO PRÉ SAL NA BAIXADA SANTISTA
BERTIOGA - SP
2013
KELLY CRISTINA RODRIGUES CARVALHO
rELATÓRIO DE PALESTRA
Trabalho como exigência da discipina
De gestão escolar, ministrada pelo professor Pedro Menezes, no curso de Pedagogia 6ºsemestre da Faculdade Bertioga - Fabe
Muitas cidades ao entorno de Santos estão sendo centros de abrigos para servir os recursos necessários e atender a demanda da extração de petroléo, fato que ocorreu sem planejamento, porque não havia índicios de petroléo Na região. A base Off shore ficará situada no Guarujá onde estarão todas as demandas de operacionalização para que a plataforma de petroléo funcione, no entanto a falta de um planejamento prévio excluiu a população local impedindo à especialização, e tirando as oportunidades dos mesmos em garantir uma boa colocação e participar da extração ou produtos recorrentes dessa descoberta.
Segundo Telma De Sousa, durante palestra realizada na Instituição de ensino Superior FABE, a “distribuição de riquezas é altamente injusta”, a população local, as empresas locais deveriam ser valorizadas frente esse tesouro regional, mas a realidade é outra, acabam exportando mão de obra e serviços de empresas que não são pertencem á região.
O pré - sal no Estado do Espiríto Santo ocupa 149 km quadrado, pois as aréas de prospecção são menores Segundo Telma. A bacia de Santos é a maior sedimental do Brasil ocupa uma aréa de 350,00 quilometros quadrado permeando os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espiríto Santo. Acredita se que até 2020 serão investidos U$$237bilhões de doláres gerando no mercado uma necessidade de mão de obra, mas que o contexto regional não estará apto para atender essa demanda, o que resta para os moradores e empresas locais são os serviços de pouca renda.
É certo que todo esse movimento gera crescimento