Tijolos
Capitães da Areia é um romance de autoria do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1937. O livro retrata a vida de um grupo de menores abandonados, chamados de "Capitães da Areia", ambientado na cidade de Salvador dos anos 30.
Título: Capitães da Areia - O Filme
Diretor: Cecília Amado e Guy Gonçalves
Roteiro: Cecília Amado e Hilton Lacerda
País: Brasil
Ano: 2011
Elenco: Jean Luis Amorim, Ana Graciela Conceição, Robério Lima, Israel Gouveia, entre outros.
Capitães da Areia, o filme, estreou no dia 7 de outubro de 2011, dirigido por Cecília Amado, tem como tema principal a vida de meninos de rua que viviam em um trapiche na cidade de Salvador. O filme é baseado na obra Capitães da Areia do baianíssimo Jorge Amado, publicado em 1937. No ano de lançamento do filme, faz 10 anos desde a morte do autor. O filme é o marco inicial das comemorações pelo centenário de Jorge Amado. Cecília Amado, a diretora, é neta de Jorge Amado.
Professor (Robério Lima- de óculos) e Pedro Bala (Jean Luís - no centro)
Ana Graciela, no papel de Dora
Não consegui assistir ao filme no cinema. Li resenhas, impressões e críticas e percebi um certo jogo empatado entre “gostei” e o “não gostei”. Neste fim de ano, adquiri minha cópia pela Internet (Original!) e hoje tive a felicidade de desfrutar da obra. O filme custou 9,2 milhões e os atores foram quase todos requisitados, testados e treinados em ong´s de Salvador. Imagino o trabalhão que deu para selecionar 12 atores adolescentes entre mais de mil inscritos. Mas o esforço valeu. Os meninos corresponderam. Destaco o ator Robério Lima, que fez o Professor, e o Jordan Mateus, como Boa Vida, que estavam bem à vontade nos seus respectivos papéis. A atriz Ana Cecília (a Virtuosa de Cordel Encantado, da Globo) não conta. Ela estava extraordinária, como sempre. O papel de Dalva lhe caiu como Tieta, Dona Flor e Gabriela em Sonia Braga. O par Jean Luís Amorim (Pedro Bala) e Ana Graciela (Dora) foram muito bons e serão