Petrolina
O Submédio do Vale do São Francisco, durante as últimas quatro décadas, vem sendo alvo de fortes investimentos públicos voltados à agricultura irrigada, gerando intensos impactos sociais e econômicos, tanto na área agrícola, quanto no meio urbano. A economia da região hoje encontrasse bastante dinâmica, graças a esses investimentos, isso está atrelado ao fato de Petrolina em conjunto com o município baiano de Juazeiro, formam o maior pólo de irrigação e aglomerado urbano do semi-árido. Neste contexto, a referente pesquisa tem como objetivo estudar e entender a dinâmica econômica da área, já que o PIB e renda per capita dos municípios servem de referencia para os demais municípios do estado de Pernambuco e Bahia. O que vem acontecendo na área de estudo alavancou a economia local e regional e melhorou bastante realidade da região. A metodologia de análise consistiu, basicamente, com pesquisas em sites e bancos dados, coletando e analisando dados relativos ao desenvolvimento dos setores econômicos e dinâmica da economia.
PETROLINA
O município de Petrolina possui uma área de 4.561,872 km2, com população de 293.962, sendo sua maioria residente na zona urbana. O clima é do tipo Tropical Semi-árido quente, com chuvas de verão. Sua vegetação é basicamente composta por Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia. A economia da área baseia-se na agricultura irrigada, indústria e comercia, além do turismo. Seu PIB em 2009 ficou acima de R$ 1 bilhão de reais.
JUAZEIRO
Juazeiro possui uma área de 6.500,520 km2, com população total de 197.965 mil/hab, sendo sua maior parte residente na zona urbana. Sua economia baseia-se na agricultura irrigada, pecuária, indústria e mineração. O clima do município Semi-·rido com Precipitação média anual de 399 mm. A vegetação dominante é a de caatinga arbórea (densa ou aberta). Está localizado à margem direita do Rio São Francisco, no extremo norte da Bahia, na zona do médio e baixo São