Petroleo
É uma mistura líquida de compostos orgânicos e inorgânicos que predominam os hidrocarbonetos, desde os alcanos mais simples até os aromáticos mais complexos. Pela definição da ATSM “O petróleo é uma mistura de ocorrência natural, consistindo predominantemente de hidrocarbonetos e derivados orgânicos sulfurados, nitrogenados ou oxigenados, o qual é, ou pode ser, removido da terra no estado líquido.
2. Qual as teorias sobre a origem do petróleo?Explique.
Didaticamente, são três as teorias principais a respeito da origem; Teoria inorgânica; O Petróleo teria sido produzido no interior da crosta terrestre devido a elevada temperatura e pressão sobre os minerais, polimerizando o metano, resultando na combinação do carbono e o hidrogênio em hidrocarbonetos mais complexos.
Teoria orgânica; os rios que carrearam os sedimentos que resultaram na formação das rochas sedimentares, também transportaram grandes massas de plantas e animais microscópicos e com o passar de milhões de anos, sob a ação da pressão das camadas que continuaram a se depositar, da ausência de ar, da temperatura e ação bacteriana, a matéria orgânica aprisionada transformou-se em compostos de hidrocarbonetos.
Teoria dos animais marinhos; o petróleo originou-se de pequenos animais marinhos que, na ausência de ar, transformaram-se lentamente em petróleo.
3. Qual a composição química do típico do petróleo?
A composição média do petróleo é estabelecida da seguinte forma:
Carbono 81 a 88%
Hidrogênio 10 a 14%
Oxigênio 0,01 a 1,2%
Nitrogênio 0,00 a 1,7%
Enxofre 0,01 a 5,0%
Metais (Fe, Ni, V) 0,30%
4. Quais sãos os contaminantes presentes no petróleo?
Cloro e Enxofre.
5. Quais as condições essenciais para a formação do petróleo em uma bacia sedimentar. * A existência de rochas ricas em matéria orgânica, denominadas de rochas geradoras; * As rochas geradoras devem ser submetidas às condições adequadas (tempo e temperatura) para a geração do petróleo; * A