petroleo
Segundo o manual, nessa etapa são extraídos por ordem crescente de densidade, gás combustível, GLP, gasolina, nafta, solvente, querosene, óleo diesel e um óleo pesado, chamado resíduo atmosférico, que é retirado do fundo da torre. Esse resíduo é reaquecido e transferido através de bombas para uma outra torre, onde o seu fracionamento ocorre a uma pressão abaixo da atmosférica (vácuo).
Na torre chamada de vácuo, o manual explica que será extraído mais uma parcela de óleo diesel e um produto chamado genericamente de gasóleo, que não constitui um produto pronto. Ele servirá como matéria-prima para produção de gás combustível, GLP, gasolina e outros. O resíduo de fundo da destilação a vácuo é recolhido na parte inferior da torre e será destinado à produção de asfalto ou será usado como óleo combustível pesado.
Craqueamento – Para atender o grande consumo de gasolina, as refinarias processam muito petróleo e, em conseqüência, sobra óleo. Para aumentar a produção de gasolina, moléculas de óleo com 16 átomos de carbono são quebradas em duas de 8 átomos, que correspondem a gasolina.
Essa quebra éfeita a cerca de 500 ºC, com um catalisador apropriado, daío nome Craqueamento Catalítico, do inglês to crack, “quebrar”, ou pirólise, do grego pyros, “fogo”e lysis, “q uebra”.
O manual informa ainda que o craqueamento térmico utiliza calor e altas pressões para efetuar a conversão de moléculas grandes em outras menores e o catalítico utiliza um catalisador que é uma substância que facilita essa