petroleo
Como a extração do petróleo ocorre muitas vezes em áreas distantes dos centros de consumo, seu transporte para as refinarias e mercados exige sistemas complexos e especializados, como oleodutos, navios petroleiros, caminhões ou vagões - tanques.
Quando se trata de longas distâncias, o meio mais barato é o navio petroleiro, cujo agigantamento tem contribuído para a redução dos custos de transporte.
No transporte por terra de grandes quantidades de petróleo, os custos mais baixos se obtêm pelo uso de oleodutos, tubulações que, mediante bombeamento levam o produto às refinarias.
6. Frações Hidrocarbônicas do Petróleo
6.1. Hidrocarbonetos
São compostos formados exclusivamente pelo composto binário de carbono e hidrogênio, conseqüentemente, os hidrocarbonetos obedecem a formula geral CxHy, sendo que x é o numero de átomos de carbono e y o numero de átomos de hidrogênio. Veja que a existência apenas de carbono e hidrogênio, em compostos desse tipo, justifica muito bem o nome hidrocarboneto (hidro, do hidrogênio, e carboneto, do carbono).
Os hidrocarbonetos constituem uma classe de compostos orgânico muito grande, variada e importante, pois englobam petróleo e seus derivados, o gás natura etc.. No nosso caso a grande importância dos carbonetos se deve ao fato de suas moléculas servirem de “esqueleto” para a formação do petróleo. Os hidrocarbonetos podem ser subdivididos em:
• Alcanos – possuem cadeia aberta e saturada. (CnH2n+2) • Alcenos - possuem cadeia aberta e insaturada por dupla ligação. (CnH2n)
• alcinos - possuem cadeia aberta e insaturada por tripla ligação. (CnH2n-2)
• alcadienos ou dienos - possuem cadeia aberta e insaturada por duas duplas ligações. (CnH2n-2)
• ciclanos – possuem cadeia fechada saturada. (CnH2n)
• ciclenos – possuem cadeia fechada insaturada por dupla ligação. (CnH2n-2)
• Aromáticos – possuem pelo menos um anel benzênico ou aromático em sua estrutura.