Petroleo
Definição
Petróleo do latim petroleum, petrus=pedra e oleum= óleo, substancia oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a agua, cheiro característico e podendo variar de incolor a preto. Composto por uma combinação de hidrocarbonetos, em sua maioria hidrocarbonetos alifáticos, acíclicos e aromáticos. Pode conter quantidade de enxofre e oxigênio variáveis, elementos-traços metálicos como vanádio, níquel e entre outros.
O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrados no subsolo, na qual o metano tem uma participação acima de 70%. Pode estar associado ou não a depósitos petrolíferos. Pela lei do petróleo n° 9.478/97 o gás é a porção do petróleo que existe na fase gasosa.
Praticamente todos os hidrocarbonetos explorados provem de rochas sedimentares e cerca de 60% são sedimentos do cenozoico, 25% mesozoico e 15% paleozoico. No Brasil se explora os sedimentos do mesozoico.
Os hidrocarbonetos ocorrem em estado solido, liquido e gasoso. No estado solido como asfaltito que se se subdivide em gilsonita e grahamita, de cor preta e fratura conchoidal. No estado liquido ocorre o petróleo bruto e no gasoso o gás natural.
Modo de Ocorrência
As teorias que tentam explicar a origem do petróleo variam de orgânica a inorgânica.
Orgânica
A mais aceita é a orgânica que em geral acredita-se que a fonte primaria seja microrganismos marinhos( animais e plantas) que são acumulados com sedimentos pelíticos e decompostos por bactérias anaeróbicas. Segue-se o soterramento continuo aumentando assim a temperatura e profundidade que atuam por milhões de anos, ocasionando a perda de componentes voláteis e a concentração de carbono ate a completa transformação em hidrocarbonetos. Até cerca de 1 km de profundidade a temperatura situa-se em media 50°C, onde a matéria orgânica sofre processos digenéticos, sendo convertida em querogênio (parte insolúvel da matéria orgânica formado por lipídios, proteína e carboidratos dos seres vivos) e produzindo