Petroleo
A hiponatremia é um transtorno de eletrólitos, transtorno dos sais presentes no sangue no qual a concentração de sódio no plasma sanguíneo é menor do que o normal (hypo em Grego; neste caso, menor que 135 mmol/L).
Uma hiponatremia grave ou rapidamente progressiva pode resultar em inchaço do cérebro (edema cerebral), sendo os sintomas da hiponatremia principalmente neurológicos. A hiponatremia mais frequentemente é uma complicação de outras doenças nas quais os fluidos ricos em sódio são perdidos (como por exemplo a diarréia ou vômito), ou quando água em excesso se acumula no corpo em uma taxa maior do que pode ser excretada (como por exemplo na polidipsia ou na síndrome do hormônio antidiurético inapropriado). Também pode existir uma hiponatremia falsa (pseudohiponatremia ou hiponatremia fictícia) se outras substâncias invadem o plasma e diluem o sódio (por exemplo, níveis sanguíneos altos de gorduras na hipertrigliceridemia ou açúcar na hiperglicemia).
Um diagnóstico de hiponatremia se dá principalmente a partir da anamnese, exame clínico e exames de sangue e de urina. O tratamento pode ser direcionado para a causa (por exemplo, corticosteróides na doença de Addison) ou envolver restrição da ingestão de água, sais intravenosos ou drogas como diuréticos, uréia, e antagonistas do receptor do hormônio antidiurético. A correção do equilíbrio líquido e salino deve ser feita de maneira controlada, já que a correção muito rápida pode levar a complicações graves como insuficiência cardíaca e mielinólise pontina central.
No meio esportivo ela não chega a ser considerada uma doença, mas atletas de ciclismo e principalmente praticantes do triatlo podem sofrer com o alto índice de ingestão de água durante as provas causando assim a hiponatremia. Sintomas
Os sintomas típicos incluem náusea, vômito, cefaléia e mal-estar. Com a progressão da hiponatremia pode haver confusão, reflexos diminuídos, convulsões, estupor e coma.
Causas
A hiponatremia possui