petroleo
Alunas: Caroline Nascimento Jesus e Juliana Brito Barbosa
Sala: 2º ano A
O PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS
Introdução
Petróleo é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho). O petróleo é o sangue da civilização moderna, ele alimenta a grande maioria dos equipamentos de transportes mecanizados mundiais – automóveis, camiões, aviões, comboios, navios, equipamentos agrícolas, militares, etc. O petróleo é também a principal matéria-prima dos produtos químicos que são essenciais à vida moderna. Com esse trabalho temos a intenção de conhecer e estudar o Petróleo, sua história, seu processo de obtenção, principais produtores e consumidores mundiais, a composição, propriedades físicas e químicas do seu principal constituinte, principais aplicações dos derivados petrolíferos, impactos ambientais gerados pela extração e consumo e o pré-sal.
Desenvolvimento
História do petróleo:
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
Registros históricos da utilização do petróleo remontam a 4 000 a.C. devido a exsudações e afloramentos frequentes no Oriente Médio. Os povos da Mesopotâmia, do Egito, da Pérsia e da Judeia já utilizavam o betume para pavimentação de estradas, aquecimento e iluminação de casas, bem como lubrificantes e até laxativo. Os chineses já perfuravam poços, usando hastes de bambu, no mínimo em 347 a.C. Amiano Marcelino, historiador do período final do Império Romano, menciona