Petroleo
Química, professora Andressa.
Extração e Derivados do Petróleo.
O QUE É PETRÓLEO?
Diversas teorias tentam explicar a origem do petróleo. Uma delas, afirma que a substância tenha se formado há milhões de anos em razão da decomposição dos seres que compõem o plâncton (organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros ), causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Esses seres decompositores, por sua vez, teriam se acumulado no fundo dos mares e lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre, transformando-se no petróleo.
Após sua formação, o petróleo se desloca até encontrar um terreno apropriado para se concentrar, denominados bacias sedimentares, formadas por camadas de lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. Uma vez acumulado, o petróleo forma no local as chamadas jazidas.
O petróleo é classificado com uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa do que a água. Apresenta um cheiro característico e coloração que pode variar entre o negro e castanho escuro. A base de sua composição é o hidrocarboneto, substância formada por carbonos e hidrogênios, podendo conter átomos de nitrogênio, oxigênio, composto de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio.
Um pouco de História Há muito, os antigos conheciam o petróleo e alguns de seus derivados, como o asfalto e o betume. Contudo, não se sabe exatamente quando eles despertaram a atenção do homem. Na fase pré-histórica da utilização do petróleo, referências esparsas nos levam a crer que era conhecido do homem há 4 mil anos a.C.
Foi descrito por Plínio em sua História Natural e, segundo Heródoto, grande historiador do século V a.C, Nabucodonosor usou o betume como material de liga na construção dos célebres jardins suspensos da Babilônia.
De acordo com a Bíblia, foi usado na Torre de Babel e na Arca de Noé (Gênesis - cap. 6, V. 14) como asfalto, para sua