Atps economia
Etapa n.o 4
Aula- tema: Comportamento da oferta e da demanda
Passo 1 – Exemplo 1: Quando há um aumento no preço do petróleo fazendo com que haja a procura de meios alternativos de transporte como transporte coletivo, assim diminuindo o consumo do produto, a procura cairá se muitos fizerem o mesmo e conseqüentemente acontecerá o aumento da oferta do mesmo.
Exemplo 2: Se a carne bovina estiver com preço elevado por quilo, muitos consumidores não poderão consumi-la, e passarão desta forma, a consumir outro tipo de alimento, tais como carne de frango, peixes, ovos, etc., com isso, haverá uma queda na demanda por carne bovina devido ao preço elevado.
Passo 2 - Esses resultados são fundamentais para as empresas ou organizações saberem o quanto produzir, de acordo com a necessidade dos seus clientes.
Passo 3 -
A Lei da oferta e da procura estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço. Em suma, a lei da oferta e demanda sugere que quem determina o preço são os consumidores, numa estrutura de mercado perfeito, de concorrência monopolística ou de oligopólio não cooperativo, mas o comportamento da sociedade não é influenciado apenas pelos preços. Se estivermos em presença de uma estrutura de mercado, de oligopólio cooperativo (cartel) ou monopólio, tal situação não se verifica, casos em que a oferta do mercado é o da indústria que detém o monopólio ou das poucas indústrias que detêm o oligopólio cooperativo. Eles decidem quanto querem comprar e a que preço, e os fornecedores só podem é concordar com as exigências e decidem