petroleo e gas
1
Agosto/2012
Segurança na Soldagem
3/10/2012
2
3/10/2012
3
Fonte: Imagens da internet.
A Segurança na Soldagem
Trabalhos de corte e soldas são realizados com muita freqüência na indústria numa forma geral. Estas operações, segundo a CBPM/SP, representam 7% das ocorrências de incêndios em ambientes industriais, além de um elevado número em outros locais informais.
Para realizar estes trabalhos com um nível de segurança aceitável é necessário conhecer os perigos existentes, bem como as precauções que devem ser tomadas para evitar acidentes.
3/10/2012
4
Riscos nas Operações de Soldagem e Corte
Os riscos que apresentam os trabalhos de solda e corte variam de acordo com os locais onde estão sendo executados, ou seja: se o local for destinado para este fim (processos de produção ou áreas isoladas em oficinas de manutenção) os riscos serão menores e será bem mais fácil tomar as medidas preventivas necessárias.
Entretanto quando o trabalho é decorrente da montagem de uma obra ou para execução de reparos, esta tarefa será difícil, pois muitas vezes não é possível afastar os materiais combustíveis e os líquidos inflamáveis da zona perigosa.
3/10/2012
5
Ocorrências de Incêndios e Explosões, e Noções de
Prevenção e Combate.
3/10/2012
6
Ocorrência de Incêndios ou Explosões
Incêndios ou explosões podem ser provocados por:
Efeito direto das chamas ou dos arcos elétricos. Tanto a chama do maçarico, como o arco elétrico desprende continuamente energia, tem temperatura muito elevada e grande quantidade de calor, capazes de incendiar imediatamente materiais de fácil combustão e em tempo relativamente curto os materiais dificilmente combustíveis.
Por condução térmica. A chama do maçarico ou o arco aquece localmente a peça até sua temperatura de fusão. O calor absorvido no ponto de solda pode por condução provocar a inflamação de materiais combustíveis que estiverem em um ponto afastado,