Petroleo bruto
Trabalho De Química
Tema:
Professora: Silvana
Aluno: Marcelo Luiz
Turma: 3EPN1
08/06/11 Índice
Pág.: 3 Introdução
Pág.: 4 Petróleo Bruto
Pág.: 5 Principais classes de hidrocarbonetos em petróleo bruto
Pág.: 6 Produtos derivados do petróleo bruto
Pág.: 7 O processo
Pág.: 8 Torre de fracionamento de petróleo
Pág.: 9 Conclusão
Introdução
Petróleo (óleo de pedra) é um líquido oleoso, insolúvel em água, mais leve que ela, de cor variando entre amarelo e negro, encontrado em jazidas, no subsolo da crosta terrestre.
O petróleo é uma mistura de compostos orgânicos, predominando nitidamente os hidrocarbonetos.
O petróleo é retirado das jazidas por meio de perfurações na crosta terrestre, através das quais se atinge o poço petrolífero.
A seguir, o petróleo bruto é submetido a processos mecânicos de purificação: por decantação, é separada a água salgada bem como a matéria em suspensão (particularmente areia e argila) etc. Após o tratamento mecânico, o petróleo é submetido a um processo de fracionamento.
Atualmente, o petróleo é um dos recursos naturais dos quais a sociedade é dependente. Inúmeros materiais são fabricados a partir dessa matéria prima, e o petróleo é um assunto constantemente discutido na televisão e nos jornais devido à sua influência na economia, sendo inclusive sinônimo de riqueza e poder de um país.
Petróleo bruto
Petróleo bruto é o termo para o óleo não processado. Ele também é conhecido apenas como petróleo. O petróleo bruto é um combustível fóssil, o que significa que ele é formado pelo processo de decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos - ocorrido durante centenas de milhões de anos na história geológica da Terra. Os tipos de petróleo bruto podem apresentar cores diferentes, de claros a negro, assim como viscosidades