Petrobras
Fundador: Getúlio Vargas
Fundação: dia 3 de outubro em 1953
Missão: Atuar na indústria de petróleo e gás de forma ética, segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, fornecendo produtos adequados as necessidades do cliente e contribuindo para desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.
Visão: Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse.
A Petrobras é fundada no dia 3 de outubro, pelo então presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de executar as atividades do setor petrolífero no Brasil em nome da União. É, portanto, com satisfação e orgulho patriótico que hoje sancionei o texto de lei aprovado pelo poder legislativo, que constitui novo marco da nossa independência econômica, já previa ele, há mais de 50 anos. A criação da Petrobras é resultado da campanha popular que começou em 1946, com o histórico slogan O petróleo é nosso.
Após a instalação da Petrobras foi criada em 1953, mas sua instalação só foi concluída em 54, ao herdar do Conselho Nacional de Petróleo duas refinarias, a de Mataripe e a de Cubatão. Elas passam a ser os primeiros ativos da empresa. Em 10 de maio deste ano, a empresa começa a operar, com uma produção de 2.663 barris, equivalente a 1,7% do consumo nacional. Neste ano, o petróleo e seus derivados já representam 54% do consumo de energia no país.
Setor Petroquímico Brasileiro
A petroquímica é a atividade industrial de produção de derivados de petróleo, normalmente a partir da separação dos componentes do petróleo por destilação. No Brasil, o petróleo é encontrado em águas oceânicas profundas, o que encarece a sua extração. O maior estado produtor é o Rio de Janeiro, na Bacia de Campos, cuja contribuição é de quase 75%. A cidade-base de exploração desse mineral é Macaé. É constituída a subsidiária Petrobras Química S.A, para articular a ação dos setores estatal e privado na