petrobras
Período pré-Petrobras (1858-1953)
A primeira iniciativa de exploração de petróleo se deu em 1858,com a livre iniciativa doméstica, do Serviço Geológico e Mineralógico Brasileiro (SGMB) e do Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM); depois veio a descoberta da primeira acumulação de petróleo em 1939 (campo de Lobato, BA), e a criação do Conselho Nacional do Petróleo (CNP). Durante todo esse período, as áreas sedimentares brasileiras estiveram abertas à iniciativa privada.
Nesse período foram perfurados 162 poços exploratórios terrestres rasos, principalmente nas bacias do Recôncavo, Paraná, Amazonas e Sergipe-Alagoas. Predominantemente terrestre.
A petrobras
A Petróleo Brasil S/A (Petrobras) foi criada no dia 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, tendo como principal objetivo a exploração petrolífera no Brasil com o slogan era “o petróleo é nosso”. Consiste numa empresa estatal de economia mista, ou seja, é uma empresa de capital aberto, sendo o Governo do Brasil o acionista majoritário. A Petrobras atua nos seguintes segmentos: exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, produção e distribuição de energia elétrica, bicombustíveis, além de outras fontes energéticas renováveis.
Fases
Criada pela lei 2004 (3/10/1953) e instalada em 10/5/1954, o período em que a Petrobras exerceu com exclusividade o monopólio do Petróleo pode ser dividido em várias fases distintas:
A primeira fase (1954/1968) desse período caracterizou-se inicialmente (até 1961) pela instalação da Petrobras, presença maciça de técnicos estrangeiros. Em 1968 duas equipes sísmicas terrestres da Petrobras foram implantadas, e criadas, instalado o primeiro Centro de Processamento de Dados Sísmicos da empresa. Decorrentes dos levantamentos sísmicos anteriores, as primeiras sondas marítimas (jack-ups) foram contratadas e perfurados os dois primeiros poços no mar – no