Petrobras prevê economizar em logística
O Infralog tem como objetivo planejar, acompanhar e gerir projetos e ações para atender às necessidades de infraestrutura logística da Petrobras até 2020.
O escopo do Infralog inclui atividades de logística em todo o Brasil, integradas com as áreas de exploração, produção e transporte de petróleo e gás natural, refino, comercialização e distribuição de derivados, garantindo de forma mais eficiente a segurança do abastecimento do mercado nacional e a viabilização das operações no pré-sal, de acordo com a Petrobras.
Em sua primeira fase, o programa mapeou as demandas logísticas da companhia e todos os projetos necessários para atendê-las. "Este portfólio de projetos foi criteriosamente analisado em busca de soluções logísticas mais simples, capturando sinergias entre as áreas da companhia, reduzindo investimentos e custos operacionais, à luz das condições legais e regulatórias vigentes", apontou a Petrobras em nota.
O programa está estruturado em quatro grandes temas: as bases de apoio, com projetos e ações ligados à demanda por infraestrutura portuária e aeroportuária para apoio às atividades marítimas com foco nas bacias do Espírito Santo, de Campos e de Santos; a de destinação de líquidos de gás natural, com a busca de oportunidades para a melhor movimentação e aproveitamento dos líquidos oriundos do processamento de gás natural do pré-sal; a movimentação e exportação de petróleo; e o suprimento e distribuição de derivados e biocombustíveis. Para cada um dos temas, a companhia definiu objetivos e metas.
(Rafael Rosas | Valor)