Peter Drucker
DE PETER F. DRUCKER
JOÃO
Bosco LODI
*
PETERF. DRUCKER vive em Montclair, lugarejo do Estado de Nova Jersey, num ambiente típico da Nova Inglaterra, a trinta minutos de carro da cidade de Nova Iorque. Sua casa fica numa das estradas que circundam a montanha que dá atração ao lugar. Ali vive só com sua espôsa, pois os seus quatro filhos maiores moram em lugares distantes, como a Califórnia ou Lima, no Peru. A senhora DRUCKER é física, tem uma vasta cultura e colabora com o marido na preparação de seus livros, como se pode perceber nos diversos prefácios. PETER F. DRUCKERtem escritório na
Escola de Administração de Emprêsas da Universidade de Nova Iorque, onde é professor; mas seu trabalho de criação é feito em Montclair, num pequeno estúdio onde há poucos livros, um ditafone e muitas telas japonêsas.
DRUCKERé um grande colecionador de telas japonêsas clássicas, de alto valor. Além dêsse hobby, êle é, com tôda a família, alpinista; tem escalado não só as Rocky Mountains no Colorado, onde tem uma casa, mas até as montanhas de Hokaido no Norte do Japão. DRUCKERimpressiona pela vasta cultura de história, filosofia e até teologia,
*
Bacharel em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma e licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Consultor para Desenvolvimento de Executivos num grupo de emprêsas brasileiras.
R.A.E. 29/68
OBRA DE PETER DRUCKER
81
e não apenas por seus sólidos conhecimentos de economia, finanças e administração: uma pessoa educada na típica formação humanística européia. Seus artigos e livros são preparados com auxílio do ditafone, e não à máquina ou à mão. Uma secretária do lugar transcreve o ditado para os textos que são, em seguida, reescritos. O texto original vai sendo enriquecido de "casos" que DRUCKERextrai da experiência como consultor. Os artigos fornecem matériaprima para os livros, assim como os casos de consultoria para os artigos.
Êste breve retrato