Pessoas no contexto organizacional
Cíntia Alves Corrêa
João Mario de Moura
Prof.ª Jeisa Benevenuti
Faculdade Metropolitana de Blumenau – FAMEBLU
Administração em Recursos Humanos (REH 25) – Psicologia Organizacional
18/05/12
RESUMO
O objetivo do presente estudo é analisar o significado da palavra liderança e, em seguida, analisar os tipos de líderes existentes nas organizacionais Para isso a metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico com revisão crítica de literatura em administração, gestão, liderança, organizações e psicologia. Pode-se concluir que existem de maneira prática, vários tipos de líder: autoritário, indeciso, democrático, liberal, bem como os estilos de líder que são: carismático, executivo, coercitivo, distributivo, educativo e inspirador, estarão descrevendo alguns com maior precisão no âmbito organizacional.
Palavras-chave: Liderança, Tipos, Líder.
1 INTRODUÇÃO
De maneira bastante interessante, nos dias atuais, é possível observar que diversas organizações vêm modificando o “chefe”, seja no conteúdo ou apenas na nomenclatura, demonstrando que aquela figura, relacionada a poder, autoridade e, até mesmo, repressão, não está mais condizente com o caráter contemporâneo que as organizações tomam atualmente. Desse modo, podemos observar o surgimento de diversas nomenclaturas e formatações desses “chefes” como, por exemplo, líder.
No caso de um cargo de chefia, no entanto, o conceito de líder é muito mais utilizado, sendo que o mesmo além de reformular antigas tarefas inerentes a seu cargo, tem como responsabilidade a gestão, ou seja, o líder também é gestor de seu setor e/ou empresa.
A questão da liderança e sua relação entre líder e liderado já vem sendo objeto de estudo na psicologia e na administração. A liderança é um fenômeno social e como tal trata não somente dos indivíduos, mas dos grupos e das equipes. Estudos sobre liderança têm sido feitos não somente de