Apostila fotografia
Fotografia
Por Filipe Salles
Definição
A Fotografia é a arte de fixar, por meio de agentes químicos, com ajuda de uma câmara escura e com um fonte de luz externa, uma imagem qualquer de objeto posto à frente desta câmera. A nomenclatura vem do grego Photos
= Luz / Graphos = escrita, portanto, “escrita da luz”.
A fotografia depende basicamente de quatro elementos: Luz, Câmera,
Emulsão e Químicos. As fontes de luz, tanto as artificiais como a luz solar, são as responsáveis pelo fenômeno fotográfico, sendo os outros elementos um conjunto que, quando utilizados da maneira correta, permitem apreender a luz numa base emulsionada, acetato positivo, negativo ou papel. Portanto, a fotografia nada mais é do que a arte de desenhar com a luz, encontrando equilíbrio entre o claro e o escuro, e assim moldando texturas de objetos fotografados.
História
Luz
Luz é um fenômeno que intriga cientistas há muito tempo. Os próprios gregos já haviam indagado a respeito de sua natureza, chegando a duas conclusões, por vezes conflitantes, que alternavam a preferência dos estudiosos. A escola Pitagórica, principalmente com Platão, acreditava que todo objeto visível emitia uma torrente constante de partículas luminosas, que eram captadas por nossos olhos. A oposição disso veio com Aristóteles, que acreditava sair dos nossos olhos uma onda vibratória que atingia os objetos e tornavaos visíveis.
Tinha-se então duas teorias: Partículas e ondas. As partículas propagavamse como gotas saindo de uma mangueira, e as ondas, como uma pedra atirada na água. Tratava-se apenas de especulações sobre a natureza e, embora a discussão sobre a teoria de partículas e ondas tenha perdurado até o início do séc. XX, hoje sabe-se que tanto Platão quanto Aristóteles estavam certos, ainda que parcialmente.
A primeira descoberta importante surgiu ainda na Grécia com Heron, de
Alexandria, que, fazendo experiências com espelhos, descobriu que a luz caminha em linha reta, o