Apostila Curso de Fotografia
Walter Benjamin
Acrescenta-se ainda que os editores de imagens fornecidos junto com a câmera digital têm recursos limitados e não são suficientes para trabalhos profissionais.
Uma forma de resolver a situação é utilizar programas já conceituados como o Adobe
PhotoShop e o Corel Photopaint, ambos com amplas possibilidades de manipulação de imagens. A utilização de drives (leitores) de cartão de memória evita problemas de conexão entre a câmera digital e o computador.
As imagens são gravadas em “.TIFF”, “.JPG” e “.RAW”. Os dois primeiros formatos são reconhecidos sem maiores problemas pelos softwares de manipulação de imagens, sendo que o primeiro não é compactado e o segundo, pode ser; quanto maior a compactação do arquivo JPG, menor é o tamanho do arquivo e menor é a quantidade de informações que a imagem possui.
O formato “.RAW” é compactado, porém sem perda de informação; este não é facilmente reconhecido pelos programas de manipulação. Cada fabricante codifica estes arquivos de forma diferenciada e um programa que abre um arquivo gravado por uma câmera, pode não ser capaz de ler outro arquivo de mesma extensão, gravado por outro equipamento digital. Neste caso, devemos utilizar os programas fornecido pelos fabricantes das câmeras digitais que convertem o “.RAW” formatos “.BMP”, “.TIFF” ou “.JPG” e a partir daí, manipular normalmente as imagens em outros programas.
A melhor opção é converter para o “.TIFF”, sendo que quanto maiores forem os bits, melhor será a qualidade da imagem final. Uma imagem RGB de 8 bits possuem cerca de
8,5 milhões de possibilidades de cor; com 14 bits,