pessoa e otexto epico lirico

398 palavras 2 páginas
Mensagem Poema épico- lírico
O texto épico-lírico implica características da epopeia e da lírica, ou seja, resulta da fusão de elementos épicos com uma componente lírica capaz de exprimir os sentimentos ou os pensamentos íntimos do "Eu". Pressupõe a junção da conceção narrativa e da grandiosidade de assunto do texto épico com a função emotiva e a subjetividade do texto lírico.
Como texto épico, exige a celebração de um feito, de um acontecimento grandioso e histórico ou do espírito de um povo; como texto lírico, exprime estados de alma, reflexões e sentimentos do "Eu" sobre o que narra. Ao ter marcas épicas, o "eu" revela a sua relação com o mundo, enquanto a voz lírica exprime o seu estado de alma, através de um discurso mais ou menos rítmico.
No século XX, em Portugal, a "Mensagem" de Fernando Pessoa é um dos melhores exemplos de texto épico-lírico. Nela, por um lado, é possível observarmos o sentido épico pela presença de fragmentos de discursos narrativos, das alusões históricas, dos feitos heróicos, do maravilhoso (com as referências mitológicas) e da expressão do espírito do povo português; por outro lado, a brevidade dos poemas, o valor em si que cada poema possui isoladamente, a expressão das emoções, a valorização do "Eu" são marcas do discurso lírico. O relato histórico dá lugar à visão subjectiva e introspectiva dos acontecimentos que contêm valores míticos e simbólicos.
Glossário:
Épico- Acontecimentos grandiosos por exemplo o domínio do mar, batalhas como a de Aljubarrota.
Lírico- subjetividade, marcas do eu lírico ou seja do poeta (a sua interpretação).
Os Lusíadas são uma epopeia porque narra feitos grandiosos concretizados por grandes heróis, nomeadamente a viagem de vasco de gama à Índia.
Em Mensagem o sujeito poético não se limita a referir feitos grandiosos como por exemplo batalhas ou as descobertas mas o sujeito poético interpreta a sua maneira esses acontecimentos e apresenta o que eles simbolizam.

Ó mar salgado,

Relacionados