Pesquise sobre seguintes tipos de Bancos de Dados: Hierárquico, Relacional e Orientado a Objetos.
Banco de dados HIERÁRQUICO
Banco de dados hierárquico, comumente usados em computadores mainframe. É um dos mais antigos métodos de organização e armazenamento de dados, e ainda é utilizado por algumas organizações para a realização de reservas de viagens. Um banco de dados hierárquico é organizado em forma de pirâmide, como os ramos de uma árvore se estendem para baixo. Áreas afins ou registros são agrupados de modo que registros de nível não são mais elevados que outros registros inferiores, assim como os pais em uma árvore genealógica de família que fica acima das crianças.
Com base nesta analogia, o registo principal no topo da pirâmide é chamado registro raiz. Um registro de criança sempre tem apenas um registro pai ao qual ele está ligado, como em uma árvore familiar normal. Em contraste, um registro pai pode ter mais de um registro filho a ele ligado. Bancos de dados hierárquicos trabalham movendo de cima para baixo. A pesquisa de registro é realizada começando pelo topo da pirâmide e indo para baixo através da árvore de pai para filho até que o registro da criança apropriada seja encontrado. Além disso, cada uma das crianças também pode ser um dos pais com crianças abaixo dele.
A vantagem de Bancos de Dados hierárquicos é que podem ser acessados e atualizados rapidamente porque a estrutura do tipo árvore e as relações entre os registos são previamente definidas. No entanto, esse recurso é uma faca de dois gumes. A desvantagem deste tipo de estrutura de banco de dados é que cada criança na árvore pode ter apenas um pai, e os relacionamentos ou ligações entre as crianças não são permitidas, mesmo se elas fazem sentido do ponto de vista lógico. Bancos de dados hierárquicos são tão rígidos em seu projeto que a adição de um novo campo ou registro requer que o banco de dados inteiro seja redefinido.
Banco de Dados de REDE