Pesquisas
O conceito de Empreendedorismo está em constante mutação para se adequar ao mercado atual que sofre mudanças de acordo com os acontecimentos políticos e sociais, principalmente em momentos de crise quando ganha proporções inovadoras e criativas. De acordo com Drucker (1985) a “inovação é o instrumento específico dos empreendedores, o meio pelo qual eles exploram a mudança como oportunidade para um negócio ou serviço diferente” (p.25).
A conhecida frase: “famoso jeitinho brasileiro”, costuma ser usada para definir uma pessoa que acha solução para tudo indicando a criatividade do cidadão, nem sempre a inovação é algo desconhecido no mercado, contudo uma forma diferente de apresentar esse produto pode torná-lo inovador. Para que o pensamento seja inovador é preciso que as atitudes também o sejam, dentro deste contexto, vale destacar a empresa Apple que tem uma trajetória de sucesso por manter seus produtos adequados ao seu público visando sempre suprir às necessidades e a comodidade dos usuários, buscando formas de melhorar seus produtos através de conhecer a concorrência e seus consumidores.
No Brasil o empreendedorismo é encarado como um recurso para suprir uma necessidade momentânea muitas vezes causada pelo desemprego, essas pessoas exercem atividades que já existem, ou seja, falta a inovação nos serviços prestados o que causa uma demora no sucesso do empreendimento, porém o País começou a dar os primeiros passos neste longo caminho. Já existem algumas iniciativas sendo implementadas para auxiliar os novos empreendedores, como as incubadoras e políticas públicas de apoio aos parques tecnológicos, essas iniciativas vem crescendo gradativamente no País, aumentando os investimentos em novos negócios.