Pesquisas
Antítese é uma figura de linguagem que pode ser explicada por uma associação/aproximação de palavras ou expressões que representem ideias opostas. Foi muito utilizada durante no período Barroco, cuja produção ficou conhecida como “arte do conflito”. Sendo assim é fácil identificar uma obra desse período, basta prestar atenção se na mesma imagem ou no mesmo texto mostra dois lados opostos. Então antítese é uma figura de pensamento, e consiste na aproximação de termos contrários (opostos).
EXEMPLOS
Os jardins têm VIDA e MORTE.
Ele já foi BONITO, mas agora é FEIO.
Naquele jardim tão ALEGRE, eu ainda me sentia TRISTE.
Meus olhos andam CEGOS de te VER (Florbela Espanca)
“Eu vi a cara da MORTE, e ela estava VIVA”. (Cazuza)
Na QUINTURA do amor sentir a FRIEZA da solidão.
O QUE É CATACRESE
CATACRESE é o emprego de palavras fora do seu significado real; contudo, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que estão sendo empregadas em sentido figurado. E além do mais é uma metáfora desgastada, tão usual que já não percebemos. A catacrese costuma ocorrer quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, toma-se outro "emprestado". Assim, passamos a empregar algumas palavras fora de seu sentido original.
EXEMPLOS
A CABEÇA do prego está torta.
O jovem sentou-se no BRAÇO da cadeira.
O menino limpou a boca suja de sorvete na MANGA da camisa.
O PÉ DA MESA estava quebrado.
Quando EMBARQUEI no avião, fui dominado pelo medo.
Não deixe de colocar dois DENTES DE ALHO na comida.
MINHA EXPLICAÇÃO
Antítese é ideias contrarias na mesma frase, verso, estrofe ou parágrafo, contrastando as ideias. Ex. os jardins tem vida e morte, podemos perceber que VIDA e MORTE são opostos pelo sentido, então essa palavra é uma antítese.
Mas não confunda antítese com paradoxo, que é muito mais que o uso conjunto de ideias contrárias; no paradoxo, a idéia passada foge da realidade e não tem lógica se