Pesquisas
Só em um empreendimento de Viracopos, na cidade de Campinas, o investimento é de, aproximadamente, R$ 500 milhões. De acordo com Maurício Geoffroy, diretor comercial da Bresco Investimentos, empresa responsável pela obra que está em fase de planejamento de construção, a área do terreno é de um milhão de m². No local, será construído um condomínio de uso misto, composto por galpões para logística, tecnologia, escritórios, hotéis e empresas de varejo.
“Como a Bresco é membro fundadora do GBC Brasil - Green Building Council -, o novo empreendimento, totalmente voltado para locação, será construído em conformidade com os preceitos da sustentabilidade”, diz. A Bresco é uma empresa de investimentos imobiliários focada no setor corporativo. “Somos uma plataforma patrimonialista de longo prazo, formada por investidores nacionais”, afirma.
CRESCIMENTO ACELERADO
Para o coordenador de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Colliers International Brasil, Leandro Angelino, nos próximos quatro anos o mercado de condomínios industriais vai triplicar de tamanho, atingindo 11 milhões de m² de área construída no Estado de São Paulo, cujo inventário hoje é de 3,6 milhões de m².
Fonte: Colliers International Brasil
Em sua análise, o crescimento do setor de condomínios industriais no Brasil é provocado pela situação favorável da economia, que cresceu muito desde o governo do presidente Lula. A crise internacional trouxe muito investimento estrangeiro para o país e a inflação controlada favorece o cenário. Estes fatores, somados ao crédito mais fácil e juros menores estimulam o consumo, abrindo o mercado para o setor logístico.
CENÁRIO PROMISSOR
Hoje, no Brasil, existem 6,2 milhões de m² construídos, o que corresponde a 113 condomínios